24 de Janeiro, Aniversário de Instalação da Cidade de Porto Velho.

24 de Janeiro,  Aniversário de Instalação da Cidade de Porto Velho.
Aniversário de Porto Velho

Porto Velho comemora dois aniversários em um único ano. Hoje (24/01) a capital rondoniense celebra 105 anos de instalação, e vai receber os parabéns novamente no dia 2 de outubro, pelos 106 anos de criação.

Mas quais as diferenças entre as solenidades? Basicamente, uma é referente ao processo administrativo e a outra data é devido à força de lei.

 

Criação

No dia 2 de outubro de 1914, dentro do Palácio do Governo de Manaus o Dr. Jonathas de Freitas Pedrosa, governador do Amazonas, sancionou a lei n° 757, que elevou a povoação de Porto Velho à categoria de cidade.

Assim, a comarca localizada na margem direita do Rio Madeira se desmembrou do município de Humaitá (AM). Vinte nove anos depois, tornou-se a capital do Território Federal do Guaporé.

Instalação

Somente no dia 24 de janeiro de 1915 foram nomeados oficialmente o superintendente da cidade e os membros do Conselho Municipal - cargos que hoje correspondem a prefeito e os vereadores, respectivamente. A partir das nomeações dos administradores, foi formalizada a instalação.

A solenidade de instalação aconteceu às 9h, na residência do Intendente Manoel Félix de Campos, localizada no que hoje é a rua Barão do Rio Branco, e foi presidida pelo Superintendente Fernando Guapindaia.

Durante a cerimônia, Guapindaia enalteceu, em discurso, a importância da nomeação dos administradores para a democracia.

Portanto, é dessa maneira que comemoramos o aniversário duas vezes da nossa querida cidade Porto Velho.