Bolsas de Mestrado - Como conseguir?

Entenda um pouco sobre as bolsas de mestrados e quais caminhos necessários para conseguir alguma delas.

Bolsas de Mestrado - Como conseguir?
Bolsa de Estudos

Como solicitar bolsa de mestrado?

Quem está inserido em realizar uma pós-graduação deve saber como solicitar bolsa de mestrado e doutorado. A pós-graduação stricto sensu é voltada, principalmente, para os profissionais que desejam seguir a carreira acadêmica. Ou seja, realizar pesquisas e atuar com a prática docente. Os cursos precisam ser reconhecidos aprovados pelo Ministério da Educação (MEC) e são ofertados em instituições de nível superior públicas e privadas. 

Nas universidades privadas, o mestrado ou doutorado exigem um investimento financeiro do estudante. Em alguns casos, a instituição disponibiliza bolsas que auxiliam no financiamento. No caso das universidades públicas, há programas de mestrado e doutorado gratuitos, que ainda ofertam bolsa-auxílio aos pesquisadores. 

Como solicitar bolsa de mestrado

Para conseguir uma bolsa de mestrado o estudante deve, primeiro, ter finalizado a graduação. Não é possível fazer mestrado antes de terminar a faculdade, pois a pós-graduação exige o diploma de ensino superior como um dos pré-requisitos básicos. Além disso, o candidato deve possuir um projeto adequado às linhas de pesquisas disponibilizadas. Esse projeto deve conter o tema do trabalho, objetivos, metodologia, referências bibliográficas, etc.

Além disso, geralmente é necessário passar por um processo de seleção que envolve uma prova oral e uma entrevista, além da análise do currículo. Geralmente, essas seleções exigem conhecimentos intermediários em inglês. Por isso, é importante saber inglês para fazer o mestrado. 

 

Bolsa de Mestrado CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) disponibiliza bolsas na área de pesquisa científica e tecnológica. As modalidades disponibilizadas são o mestrado, doutorado pleno e doutorado sanduíche no Brasil. Os estudantes podem concorrer às bolsas diretamente pelos editais do CNPq ou através das instituições de ensino que recebem apoio do Conselho. 

 

Bolsa de Mestrado Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é um órgão do Ministério da Educação que visa a consolidação da pós-graduação stricto sensu no país. O órgão, além de avaliar os cursos de mestrado e doutorado, também disponibiliza bolsas que promovem o acesso e divulgação da produção científica brasileira, As bolsas de mestrado da Capes possuem exigências variadas, que dependem das especificidades do programa disponível. A instituições possui oportunidades no Brasil e mestrado no exterior. 

 

Bolsa de Mestrado FAP

As Fundações de Amparo à Pesquisa (FAP) oferecem bolsas do mestrado ao pós-doutorado. O apoio financeiro disponibilizado é de acordo com a modalidade do curso. A seleção ocorre através da análise de propostas. A instituição seleciona estudantes que desenvolvem projetos de pesquisa e estão devidamente matriculados em instituições públicas ou privadas.

 

O que é mestrado?

O mestrado é o primeiro passo para quem sonha com a carreira acadêmica ou deseja se qualificar para o mercado de trabalho. O curso tem duração média de dois anos e conta com uma carga horária que envolve encontros em sala de aula, discussão, leitura e produção textual. Ao final da formação, o estudante apresenta a sua dissertação, construída ao longo do curso. 

Além do mestrado para a área de pesquisa, o mestrado profissional tem como objetivo aprofundar em questões teóricas e práticas de um segmento profissional. Dessa forma, o intuito é formar profissionais com habilidades analíticas e capacidade para aplicar as teorias na prática da profissão. 

Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva